A vida selvagem da Tanzânia

O contacto com a natureza e a vida selvagem no hemisfério sul pode ser, igualmente, sinónimo de luxo e glamour, basta escolher o lodge certo. Uma sugestão? O Sand Rivers Selous (www.sand-rivers-selous.com), no Sul da Tanzânia, a zona mais exclusiva do país. Situado numa área protegida com cerca de 50.000 quilómetros quadrados, proporciona aos seus hóspedes experiências únicas, tais como safaris em 4x4 ou a pé, diurnos e nocturnos, passeios de barco, tardes infindáveis de pesca e acampamentos em plena savana.

Propriedade do queniano Richard Bonham, segundo a conceituada revista Travel&Leisure um dos melhores guias do mundo, tem seis quartos em cabanas standard, duas suites e um apartamento independente (ideal para casais em lua-de-mel, pois garante jantares em privado ao ar livre e 4x4, com guia, também privativo). Todos possuem varanda e oferecem vista para o rio Rufiji. As áreas comuns – tal como os quartos decoradas em estilo "colonial-chic" – são constituídas por uma sala de jantar e de estar, bar, biblioteca e piscina.

A paisagem encontra-se à altura das acomodações e serviços deste luxuoso lodge. Nem mais nem menos que a segunda maior área selvagem protegida do mundo, é feita de florestas, rios, lagos adornados por palmeiras e vales rochosos, perfeitamente preservados. Não admira que tenha sido classificada como Património Mundial.

Ao longo de todo o ano é possível avistar animais no seu habitat natural: se de Junho a Setembro, quando os dias são mais quentes e as noites frescas, é frequente encontrar (em safaris a pé) elefantes e búfalos, já entre Outubro e Novembro, são os leões, leopardos, cães selvagens, hipopótamos e crocodilos a fazer as delícias dos visitantes. De Dezembro a Março é altura para observar aves e animais com crias pequenas.

Mais um detalhe: o Sand Rivers Selous integra-se numa companhia (Nomad Tanzânia) que se orgulha de reduzir ao máximo a sua pegada ecológica. As emissões de carbono para a atmosfera são mínimas, em sinal de respeito pela beleza do mundo natural que legitima a sua presença e a faz prosperar. www.rotasedestinos.pt