© John Brooks

© John Brooks

Sempre que passamos pela secção de fruta nos supermercados temos tendência para reparar que existe uma enorme variedade. Mas, na verdade o que vemos é apenas uma pequena percentagem daquilo que existe no mundo, pois há mais de 9000 tipos de fruta, muita dela de aspeto bizarro e que nem parece comestível.

Cada país consome aquilo que melhor produz ou aquilo que conhece. A romã, por exemplo, é um fruto comum para os portugueses, mas já não é tão conhecida em África.

São de facto várias as frutas que desconhecemos, mas não há nada que nos impeça de experimentá-las. Em Portugal existem supermercados onde a escolha de fruta é diferente do normal, sendo importada de outros locais do mundo.

Depois de ver certos frutos que aqui juntámos numa lista como sendo dos mais exóticos do mundo vai de certeza olhar para as bananas, maçãs e laranjas de forma banal.

Pitaia – Esta fruta que é cultivada no Israel, na América do Sul e na Malásia. É doce, uma doçura parecida com a do kiwi.

Melancia quadrada – Esta melancia é igual às outras no que toca ao sabor mas fisicamente é literalmente quadrada. Foi na China que este fruto "nasceu", quando os habitantes locais decidiram fazer crescer as melancias dentro de caixas de vidro para ficar em forma de quadrado. Porquê? Porque a melancia rebola e, assim, é fácil pousá-la em qualquer lugar.

Romã – Este fruto provem do Turquemenistão e do Oriente central mas é muito popular nos países latinos, como Portugal e Espanha. Consomem-se as sementes avermelhadas que são de uma doçura amarga.

Kiwano (pepino africano) – Vem da família do melão mas tem bicos em todo o lado. A parte de dentro é parecida e sabe a pepino. Tem origem africana mas é cultivada na Austrália, na Nova Zelândia e na Califórnia.

Carambola – Este fruto tem um sabor cítrico parecido com o do ananás e o do limão e cresce em forma de estrela cilíndrica. É de origem indiana.

Rambutan – Esta fruta é parecida com a líchia mas tem um sabor parecido com o das uvas. Vem do sudoeste asiático.

Urucu – O Urucu é um fruto muito estranho aos olhos de uma pessoa do ocidente. É muito cultivado na Ásia e na América Latina e utilizado como especiaria.

Akee – Utilizado como substituto de nozes em bolos, é preciso cozer esta fruta porque madura ela é tóxica. Apenas a parte branca pode ser consumida ao natural. O Akee vem da costa da Guiné.

Mangastão – Do sudoeste asiático, e produzido no Brasil, esta fruta é muito doce.

‘Buddha’s hand’ ou citrus medica – É um fruto cítrico com uma aparência esquisita. É amarela e parece uma mão com vários dedos compridos.

Encomende sementes de qualquer destes frutos através do amazon.com

_________________________________________

Este conteúdo foi produzido por alunos da cadeira de Comunicação Digital do curso de Comunicação Social da Universidade Católica Portuguesa, ao abrigo do protocolo entre a Universidade e o MSN Portugal. Este artigo foi produzido por: Gabriella Brooks e Marco Marques.